domingo, 18 de fevereiro de 2007

SIMBOLOGIA E MOVIMENTOS

Segue abaixo os significados de alguns dos movimentos usados na dança do ventre:

A CABEÇA: desloca-se como uma serpente
OS BRAÇOS: asas de um pássaro voando, serpente se movimentando
AS MÃOS: representam as flores, os peixes, o ar, a água, o fogo. É onde se expressa a graciosidade da bailarina
O BUSTO: é onde está a sensualidade, mas também o amor maternal
OS OMBROS: dão ritmo mágico à dança
O VENTRE: pulsa, vibra, ondula, mostrando a magia de gerar uma vida
A SINUOSIDADE (quadris e tronco): desperta o inconsciente, revela emoções reprimidos e libera a energia vital da mulher
OS PÉS: desenham no solo os símbolos sagrados
OS OLHOS: mostram a força magnética da conquista
CAMELO: correr das águas
SHIMIES: fogo, o despertar da kundaline (nossa serpente de fogo adormecida na base da coluna)
REDONDÃO DE QUADRIL: força da Mãe Terra


PASSOS:

A Dança do Ventre possui uma infinidade de movimentos e de demonstrações maravilhosas. Há um segmento da linha de aprendizado esotérica que separa os ritmos em dois: lunares e solares. Os lunares são os movimentos ondulados e redondos. Já os solares são os bem marcados como batidas de quadril, shimie e pulsação do ventre.

Segue abaixo alguns movimentos da dança do ventre:

REDONDO PEQUENO - Girando o quadril encolhendo e soltando a barriga, mantendo-o no mesmo lugar.
REDONDO MÉDIO - sem alternar os joelhos projete o quadril para frente, lado, atrás outro lado, reproduzindo um pequeno círculo.
REDONDO GRANDE - igual ao anterior porém a projeção para trás é maior.
OITO PARA A FRENTE - Coloque o quadril para o lado e torça levemente para frente, leve o quadril para o outro lado,(sem levantar o calcanhar), desenhando um oito deitado ao chão.
OITO PARA TRÁS - igual ao anterior só que torcendo o quadril para trás após a lateralização do mesmo.
OITO EGÍPCIO OU PARA CIMA - Leve o quadril para o lado em seguida para cima levantando suavemente o calcanhar para subir o quadril.
OITO MAIA OU PARA BAIXO - Elevando o quadril para cima e em seguida leve para o lado descendo o calcanhar lentamente. Suba ou outro lado e leve o quadril para fora, mesmo lado que você subiu.
CAMELO PARA BAIXO - Pernas afastadas e levemente flexionadas. Quadril solto inclinado á frente, eleva-se o bumbum para trás e depois para frente.
CAMELO PARA CIMA - Pernas afastadas e joelhos relaxados. Quadril solto projetado á frente, encaixa-se o quadril deslocando-o para trás com o abdômen encolhido, leve o peso para trás assim e relaxe quando o peso estiver no calcanhar.
ONDULAÇÃO - Enche-se primeiro a parte superior da barriga empurrando o ar para baixo de uma forma contínua sem mexer o tronco. É feita também de baixo para cima. Este movimento simboliza o parto ou o ato de dar a luz. Há também uma respiração rápida na barriga, produzindo um tremido.
BATIDA LATERAL - transfira o peso de um lado para o outro do quadril, produzindo batidinhas ( como a que usamos para fechar a porta do carro) para os lados.
SHIMIE - São as batidas de quadril feitas contínua e rapidamente para cima.
TREMIDO DE QUADRIL - Flexiona-se os joelhos levemente e alterna-os rapidamente produzindo um tremor em todo o corpo com ênfase na barriga.
TREMIDO DE PEITO - Sacode-se os ombros de um lado para o outro rapidamente. Todos os movimentos que envolvem peito/busto, devem ser feitos com cuidado para não vulgarizar a dança.
BÁSICO EGÍPCIO - Em posição ereta coloca-se uma perna em frente a outra. A da frente fica sempre em meia ponta alta. Então sobe-se o lado do quadril que tem a perna à frente, baixa, sobe e chuta com o pé. Pode ser feito lento ou rápido. Dele há variações para acompanhar os ritmos, como subindo e descendo o quadril sem chutar, etc.
PEITO / BUSTO - É possível fazer vários desenhos com os seios, as vogais, o oito na vertical e horizontal, arcos, círculo e a letra "s".
PESCOÇO - É o movimento que se faz com a cabeça deslocando-a para um lado e para o outro ou ainda produzindo um círculo.
TWIST - Coloque uma perna em frente á outra, transfira o seu peso para a perna da frente, depois para a de trás, quando for à frente, faça uma torção(movimento de rotação)leve para dentro.

0 Comente aqui!: