sábado, 2 de junho de 2007

MITOLOGIA EGÍPCIA

A Mitologia Egípcia é muito rica, embora não seja tão divulgada quanto a Grega e a Romana.
Vou falar um pouco sobre alguns dos 42 Deuses da Mitologia Egípcia, pois a pesquisa não é fácil. Conforme for achando informações interessantes, incluiremos na lista.

Rá - Deus Sol, Supremo, Rei do Mundo. Também chamado de Amon ou Amon-Rá.

Neit - Deusa Criadora do Universo, mãe de Rá. Guerreira, protege os mais fracos, destrói seus inimigos, abre caminhos. Afasta os maus espíritos.

Sekmet - Deusa Solar, tem cabeça de Leoa, que simboliza o poder destruidor do Sol. É temida e venerada. Comanda os mensageiros da morte e é responsável pelas epidemias.

Bastet - Deusa solar, com a cabeça de Gata. Representa o poder criador do Sol.. Ela é doce e bondosa.

Nut - Deusa do céu. Representada como uma figura feminina, seu corpo forma um arco sobra a Terra, apoiando um céu estrelado. Ela é a deusa que recebe as múmias, cuidando de seu corpo até a ressurreição.

Ísis - Deusa da Lua, da Magia, da fertilidade. Senhora da Beleza, também conhecida como Iaset.

Osíris - Deus destinado a espalhar benefícios sobre o mundo. Também é chamado de "O deus da Vida". Seu culto é tão importante quanto o de Rá, seu pai. É irmão e marido de Ísis. Foi morto por seu irmão, Seth. Ressuscitou através da magia e governa o Reino dos Mortos.

Seth - Deus dos Oásis. Depois que matou seu irmão, Osíris, passou a ser conhecido como o Deus da destruição, das tempestades, das guerras. É símbolo de desordem e de violência.

Anúbis - O Deus Cão ou Chacal. Deus da medicina. Responsável também pelos cemitérios e encarregado de velar os túmulos e levar almas no outro mundo.

Nefth - Deusa Lunar, irmã de Ísis, esposa de Seth e mãe de Anúbis. É conhecedora da arte de tecer, é também considerada Deusa Guardiã.

Hórus - Filho de Ísis e Osíris. Nasceu através da magia após a morte de seu pai, e se vingou de seu tio, Seth, durante uma grande batalha, em que perdeu um olho. É o Deus da sabedoria, ele unificou o Egito.

Hator - Deusa mãe, simbolizada pela Vaca, que protege e nutre todos. Foi a ama de leite de Hórus. É a representação da mulher madura e de instinto maternal.

Thot - Deus pássaro. É o deus da cura, é sábio, criador da escrita, da geometria, e dos cálculos aritméticos. É representado como um homem com cabeça de pássaro, mas também como um grande babuíno branco.

Maat - Deusa da justiça e do equilíbrio. Responsável pelo julgamento dos mortos no tribunal de Osíris. De acordo com a lenda, Maat coloca, em um dos pratos da balança, o coração do morto, e no outro uma pluma. Se o coração for mais pesado, o morto é considerado impuro e condenado.

Aton - Deus do Sol em Heliópolis. Deus criador, é o aspecto envelhecido do Deus -Sol Rá.

Shu - Divindade do ar. Representa o ciclo de mudança e renovação. É ele quem sustenta o Ventre de Nut, formando a abóbada celeste.

Tauret - Deusa hipopótamo. Ela é protetora das mulheres grávidas e das crianças. Também é conhecida como Touéris.

Bés - Filho de Hator, ele é deus brincalhão, representado como uma criança ou como um anão feio. Protege o amor e concede dons artísticos, como dança e canto.

Selkis - Deusa escorpião, Deusa do sexo. Também representa a morte e as transformações. É reverenciada pelo punhal, o qual, além de ser símbolo fálico, é um objeto que pode causar a morte.

Geb - Deus da Terra, irmão de Nut, protege a estabilidade da Terra.

Cnum - Deus criador, reverenciado na forma de carneiro, por causa da capacidade de procriação deste animal.

Ptá - Criador do mundo. Protege os artesões. É simbolizado como um homem mumificado. É atento aos pedidos dos homens, por isso, muitas vezes, sua imagem é representada com grandes orelhas.

Montu - Deus guerreiro com cabeça de falcão, muito cultuado na época da dinastia XI. Muitas vezes, era associado a um touro sagrado, Búquis.

Consu - Deus da Lua e da noite, é mago de grande respeito e cultuado em várias regiões. Os Tebanos viam nele o filho de Amon-Rá. Sua cabeça de falcão é coroada pelo disco lunar.

Sebek ou Sobek - Deusa e Deus crocodilo. Os egiptólogos se dividem quanto ao seu sexo. É considerada (o) a (o) senhora (o) do universo e chega a ser associada (o) ao Sol.

Min - Deus da fertilidade, patrono do deserto oriental. Tem uma imagem de um homem com duas plumas na cabeça e um chicote na mão direita.

Uazit - A grande Deusa Serpente, da sabedoria e das coisas sagradas. Domina o Delta do Rio Nilo. Ás vezes é considerada boa, outras má.

Necbet - Deusa abutre. Reina no Alto Egito.

0 Comente aqui!: