quarta-feira, 25 de abril de 2007

Afinando o ouvido

Um dos pontos técnicos mais complicados para quem estuda dança do ventre é afinar o ouvido para a música oriental. Trata-se da escala musical com semitons que não são comuns no ocidente, dando a impressão que o som está meio distorcido. Além disso, ainda é preciso contar o tempo e o contratempo do ritmo para que a dança esteja tecnicamente correta.

Ouvir diversos estilos de música oriental ajuda a compreender melhor os detalhes que são muito particulares da cultura árabe. É preciso apurar o ouvido para apreciar a música clássica oriental, da mesma forma que é preciso tempo, interesse, estudo e conhecimento para apreciar um bom vinho. Quanto mais escutamos, mais percebemos a riqueza de detalhes nas peças clássicas. Cada música conta uma história dentro de sua melodia, em momentos que refletem as mais profundas emoções da alma humana. A estrutura geralmente apresenta abertura, introdução, pré-tema, tema, solo dos instrumentos, volta ao tema e finalização. Quando a bailarina reconhece cada uma dessas partes, consegue dividir sua apresentação da mesma forma, tornando o espetáculo mais sensível e artístico.

Conhecer os ritmos também é fundamental. Mais do que saber os nomes em árabe de cada um deles, é importante reconhecer sua estrutura de intervalos de tempo. Para facilitar o estudo na dança, é preciso reconhecer a “batida forte” dentro de um ciclo, e também o conjunto delas ao longo da frase musical. E isso vai acontecendo á medida que mais e mais músicas são ouvidas com atenção e interesse.Afinar o ouvido é uma questão de tempo; quanto mais, melhor. E também, de dedicação. É preciso procurar os pontos acima, ouvir diversas vezes a mesma música. Prestar especial atenção a cada instrumento em cada uma dessas vezes. E, estudar sempre.

Por : Patrícia Bencardini

Extraído do site http://www.dancedeusa.com/

0 Comente aqui!: