sábado, 27 de fevereiro de 2010

Questão de Moda

Me lembro como se fosse hoje, a minha primeira roupa de dança, encomendei em um ateliê bem conhecido, fui lá por indicação. Escolhi uma roupa no modelo clássico, preta e azul, sutiâ, pala com muita franja, luvas e saia godê de 9 metros de tecido, minha segunda roupa foi no mesmo estilo em outra cor.

Passado, não muito tempo, indo assistir festivais, festas, baladinhas, e até por sugestão de algumas professoras, comecei a perceber que se usavam muitas saias justas, em lycra, pouco bordado, nenhuma franja, muita transparencia, e cheguei a ouvir que franja era brega.

E fiquei me perguntando, mas quem quer ver dança do ventre, não vai em busca do "esteriótipo" da mulher linda e delicada, com saia godê e franja? Algumas das contratações que tive para shows, chegaram a me perguntar se eu iria com roupa assim, já que minhas fotos e alguns videos, são com roupas mais modernas, ou com calça.

O que houve que criou essa mudança nas vestimetas da dança? Por que uma modernização tão grande?
Na época não entendi muito bem, achava e ainda acho linda a roupa clássica. Foi quando comecei a procurar videos, e veio as referencias egpcias, que usavam saias justas e mini saia, fazendo caras e bocas.


Dina - Bailarina número 1 do Egito

Pois é, não sei o que motivou, mas atualmente tenho visto muita roupa classica, aliás, com um glamour a mais, estão mais brilhosas, "chic pra cabamba".

Estava até vendendo uma roupa minha, a 2º, com uma enorme asia godê azul turquesa de pala bem larga e uma franja gigante, acabei desistindo, parece que roupa clássica está na última moda novamente.


Samia Gamal - Bailarina e Atriz na década de 40

Ai me pergunto, o que fez essa mudança? E observando e estudando as últimas festas e apresentações, acredito que com o tema dos últimos Mercados Persa, onde os temas foram as bailarinas lendárias, o que fez as atuais bailarinas buscarem material e informação, e estudar muito, e fazer roupas nos estilos que eram usados, trouxe de volta as peças clássicas para a dança, com todo o luxo que havia na época.

O que posso dizer é que toda essa versatilidade, nos remete a prórpria moda do dia-a-dia, sempre ouvia minha mãe falar, que a moda vai e vem, o que ficou brega hoje, daqui uns anos volta a ser moda, e pelo visto isso se aplica não apenas ao casual day, mas ao mercado de dança, aos sapatos, a maquiagem, tudo sempre retorna, um pouco modificado ou encrementando, mas sempre mantendo sua origem.

5 Comente aqui!:

Natasha disse...

Olá!!

É como você disse, tudo muda. A moda vai e vem.
Eu prefiro as roupas mais clássicas, mas mudar de vez em quando é sempre bom, desde que não perca a essência. =)

Beijinhos!

Cybele disse...

É verdade, mudanças são boas, mas sem exagero.

Ter cuidado com muita transparencia e fendas muito abertas, para não vulgarizar a nossa dança que, pos si só, já é taxada de sensual.

bjosss!

Marcelly disse...

É como a moda mesmo né, tudo vai e volta, rsrs !
Adoro as roupas mais clássicas, saias bem rodadas, mas, também acho bonita as mais justas, só acho q temos q ter cuidado com muita transparência e fendas gigantescasssssss, rs !
Beijocas !

Helly All Fhayed disse...

Quando se fala de dança do ventre, logo imagina-se a saia longa,e as duas peças.Lembro que fui a um evento, uma moça foi dançar de vestido, e o comentário foi geral, dança do ventre com vestido???
Ainda prefiro o modelo que sempre será lembrando quando se falar de dança do ventre, e isso está eternizado, "as duas peças"!Claro com saia longa e linda!De preferencia escondendo os movimentos da perna, para claro evidenciar só quadril!rs
Não podemos deixar de lembrar que depende do estilo de música que vamos dançar, para definir o estilo da roupa!
Bju
*Helly*

Amada Flor disse...

Já eu, amo as saias curtas as roupas justas as fendas gigantes e o corpo em evidencia, a dança do ventre reverencia nosso corpo sagrado e nosso poder feminino. E é sensual sim, porque não deveria ser? Não ha mal algum na sensualidade.