segunda-feira, 5 de março de 2007

Escolha seu traje

O traje escolhido para a dança revela muito sobre a bailarina. Mais do que o fator revelador das fendas e decotes, está a preferência por determinadas cores modelos e estampas.

No começo dos meus estudos em Dança do Ventre, tinha em mente o velho modelito de sempre: bustie, saia com fendas e cinto cheio de penduricalhos. Com o passar do tempo - como tudo na moda - surgiram novos e ousados modelos, que iam desde saias com camadas de tecido ou fendas exuberantes, até os famosos trajes com estampas de ‘oncinha’.

Comecei a questionar até onde ia a necessidade de mudança e atualização nos trajes e a tentativa ‘inovadora’ que se torna cômica ou até mesmo vulgar. Há, sim, um limite embora nem todos admitam essa possibilidade.

Quando vejo as fotos de Dina - e ela é a Top no quesito sensualidade e ousadia - me surpreendo, sempre. O que salva é que sua dança realmente é muito bonita, limpa e marcada, senão apenas seus modelos sumários chamariam a atenção. Morocco já escreveu uma note em seu site dizendo que em alguns lugares em que dançou, Dina era proibida de dançar, porque os mais ‘conservadores’ não gostavam de seus trajes. E já houve um bá-fá-fá em um fórum por causa da famosa ‘roupa de aranha’ de uma bailarina, na qual as pessoas tentavam entender a conexão entre seu traje e a arte da dança árabe. Sabe-se que no Egito é recomendado usar a segunda pele em shows - exceção que Dina faz questão de exercer - e me pergunto: se o berço da nossa Dança é comprovadamente em sua maior parte Egípcia, por que não respeitar certas condutas?

Não vejo necessidade de exagerar na produção de maneira que sua dança se torne um desfile. Ou ainda mais, que se comente apenas seu traje e nada de sua dança seja lembrado depois... e por que se desfazer do sonho dourado, a primeira associação de dança do ventre - o bom e velho trio bustie/saia/cinto para utilizar saias mini, casaquinhos, luvinhas e afins??

Claro que este é assunto polêmico e opiniões divergem, mas eu tento apenas ressaltar que nem sempre tudo é válido em dança não. Há locais em que ‘tudo é permitido’ por causa do fator Arte, mas discordo plenamente. Já que mencionamos ‘Arte’ que se respeite ao menos as raízes culturais da dança. E se nos propusermos a inovar e ‘modernizar’ a Arte, que seja de maneira elegante e lúcida.

Uma dica legal é sempre combinar o traje com o estilo de música a ser dançado.Veja a seguir o meu guia:
- Clássicas grandiosas geralmente pedem algo fluido, leve que fique como se fosse um sonho esvoaçante
- Percussão -algo ‘moderno’ em termos de cores, fendas e apliques - fuxicos, bordados, etc. acessórios coloridos e alegres, para combinar com a música, pode-se usar as calças, que têm sido muito utilizadas
- Folclóricas - usualmente com a barriga coberta! Vestidos, segunda pele, véus encobertos
- Modernas /Cantadas - vestidos, lycra, fendas, mas ainda assim algo que remeta ao velho trio
Quanto as cores:
- Pessoas de pele clara combinam com os tons - rosa, verde-claro, azul-claro,dourado,marrom,lilás
- Pele morena escura - amarelo, laranja, vermelho,azul forte,branco
- Pele morena clara - verde escuro, tons de azul e vermelho
- E ao sabor do humor e da música...

IMPORTANTE: pense sempre na decoração do local que irá dançar, informe-se antes para não correr o risco de dançar de preto num local onde o fundo é preto, ou misturar-se à parede que decora o local.

Extraido de: http://www.abailarina.com/